Sem dúvida nenhuma o WWW é o responsável pelo grande boom da Internet. A comparação com uma revista é uma boa forma de explicar o que é o WWW. Uma revista é um conjunto de páginas contendo imagens e textos.
Imagine agora uma super-revista onde as páginas estão espalhadas ao redor do mundo, e que você folheia como se todas estivessem na sua frente. Isto é o World Wide Web, a dimensão mais quente da Internet na atualidade.
A materialização do WWW se dá através de "Home Pages", que são na verdade, as páginas desta super-revista. Empresas, universidades, institutos, e muitas pessoas individualmente estão criando suas "Home Pages". Ter uma, significa ter presença eletrônica diferenciada.
Estas páginas especiais contém algumas características que não encontramos em uma revista comum. O ponto forte é a teia de informação criada neste conjunto de páginas. O WWW integra textos, imagens e sons, trabalhando através da técnica de hipermídia, que "liga" documentos, permitindo que você salte de um pedaço de informação para outro simplesmente clicando o botão do mouse.
Para navegar no WWW você utilizará um software chamado Paginador de Web (Web Browser), que isola você de qualquer detalhe de natureza técnica. Na maioria dos paginadores disponíveis, você têm acesso à uma função de busca: você informa uma palavra e recebe uma relação de páginas onde a sua palavra foi encontrada, de tal forma que bastará um clique de mouse sobre um dos itens desta relação para que a página correspondente lhe seja apresentada.
Outra característica interessante encontrada nas Home Pages é a sua capacidade de interagir com o leitor. Em muitas páginas encontram-se formulários que você poderá preencher e transmitir. Muitos têm o objetivo simplesmente de captar impressões sobre a página em questão, outros permitem ao leitor formular perguntas ao responsável pela página, possibilitando assim a obtenção de informações adicionais sobre os assuntos ali abordados. Finalmente, existem formulários através dos quais é possível fazer compras, por exemplo, CD-NOW: você informa seu nome, endereço, o CD que deseja, e a empresa providencia a entrega na sua casa. Apenas uma possibilidade a mais ou uma revolução na forma de fazer comércio? Não sabemos ainda. De qualquer forma, tome muito cuidado: passar o número do seu cartão de crédito na Internet pode ser altamente desaconselhável.
Embora não haja regras sobre que tipo de informação deve constar em uma "Home Page", algumas linhas gerais podem ser percebidas. Empresas criam suas páginas eletrônicas contendo descrições dos seus serviços e produtos, enquanto universidades apresentam os seus cursos, departamentos etc. Mas o que existe de revolucionário aqui é a prática de disponibilizar informações úteis sobre os mais diversos assuntos, sem qualquer custo.
A explicação para este volume de informação está na própria origem do WWW e da Internet: o desejo e a necessidade de se comunicar - trocar informações e experiências para, juntos, andarmos mais rápido que sozinhos. Solidariedade e colaboração estão na essência deste mundo novo.
|