Gopher foi a primeira tentativa bem sucedida de afastar o usuário da complexidade do sistema operacional Unix. Através dele, utilizando um sistema de menus, você consegue acessar a maior parte dos recursos da Internet.
Associado ao Gopher, existe "Veronica" (Very Easy Roadent Oriented Net wide Index to Computerized Archives), que está para o Gopher assim como o Archie está para o FTP. Você informa uma palavra chave e Veronica procura em todos os servidores de Gopher, por itens de menu que contenham a palavra fornecida, retornando um menu Gopher que contém somente informações relevantes para você.
Gopher é um sistema de busca de arquivos, disposto na forma de menus, que permite "escavar" a Internet e fazer download de arquivos, puxando-os de diversos servidores Gopher (servidores que usam esse mesmo sistema), espalhados por todo o mundo.
Ao acessar um servidor Gopher, o usuário recebe uma lista de opções, semelhante a uma estrutura de diretórios; pode-se expandir ou contrair essas listas de tópicos de maneira semelhante a que se faz com o gerenciador de arquivos do windows, podendo-se escolher as alternativas desejadas até encontrar a informação que procura, para então transferí-la para seu computador.
O futuro do Gopher não é muito promissor. Apesar de ser uma ferramenta excelente, está sendo deixada de lado e tendo seu conteúdo totalmente transferido para sites Web. Ainda se encontra milhares de servidores Gopher espalhados por todo o mundo, mas a hipótese de crescimento é muito pequena.
|