No modo cliente-servidor, a entidade que solicita um serviço é chamada cliente e a que presta o serviço é o servidor. Nesta forma de trabalho, o servidor é especializado, podendo controlar todos os aspectos referentes à utilização do serviço que presta. O cliente, por outro lado, fica mais livre para realizar outras atividades, já que existe alguém que cuida de todo um processo para ele.
Praticamente tudo na Internet acontece baseado em cliente-servidor. Os computadores são máquinas que não fazem quase nada sozinhas, sendo os softwares os responsáveis pela execução das tarefas. Assim, o que ocorre quando dois computadores trabalham no modo cliente-servidor, é que, em um computador existe um programa cliente, e no outro computador existe um programa servidor.
Utilizamos softwares clientes para que possamos nos conectar à Rede através de uma conexão SLIP/PPP. Neste caso, os clientes são de uso extremamente fácil, sendo implementados basicamente sobre interfaces gráficas. Eles são os responsáveis por descobrir o que você deseja e encaminhar a solicitação à um servidor.
Isto significa que você realizará ações muito complexas com um simples clique de mouse. Com facilidades deste tipo é que a Internet a cada dia se torna mais e mais amigável para o usuário.
|