Logo TecnoMack

Como se ligar

A sua conexão à Internet será feita através de uma instituição que faça parte da rede, que poderá ser a universidade onde você estuda, a empresa onde você trabalha ou um provedor de serviços particular.

Provedores particulares geralmente oferecem alguns tipos de conexão, que apresentam custos diferenciados em função de suas características. Vamos agora dar uma olhada em algumas possíveis conexões.

  • Conexão Dedicada:

É uma conexão permanente, direta e relativamente cara. Para ter uma conexão deste tipo é necessário um canal de comunicação ligado permanentemente na Internet, o que torna o seu computador um nó oficial da Net. Este canal de comunicação na maior parte das vezes é uma linha telefônica dedicada.

Normalmente este tipo de conexão é utilizada por universidades, órgãos do governo, grandes corporações e provedores de serviço.

  • Conexões Discadas:

O que acontece se você tem uma pequena rede local ou um único computador na sua casa ou no seu escritório e você não pode ter uma conexão dedicada ? Neste caso você pode optar por conexões discadas. Você vai precisar de um modem, uma linha telefônica e um provedor de serviço.

  • Conexão Terminal Discada:

Esta é uma opção muito simples, onde você se conecta a uma máquina que é um nó da Internet e o seu computador passa a ser um terminal remoto. Isto significa que nenhum software da Internet roda no seu computador, mas sim na máquina a que você está conectado.

A desvantagem deste tipo de conexão é que você não consegue utilizar todas as possibilidades da Internet, estando limitado aos serviços que o seu provedor oferece. Além disso serão necessárias ao menos, noções básicas do sistema operacional UNIX, e não estarão disponíveis clientes com interfaces amigáveis.

Mas se isto é o melhor que você pode conseguir, nem tudo está perdido. Existem programas que simulam uma conexão SLIP. Se o seu provedor permite a utilização deste artifício, isto provavelmente será vantajoso, pois você estará utilizando as facilidades de uma conexão SLIP sem ter que pagar por isto. O único problema que pode surgir é que alguns programas não funcionarão plenamente.

  • Conexão SLIP/PPP Discada:

Sem dúvida é a melhor escolha para quem deseja utilizar o que há de melhor na Internet, da maneira mais fácil possível.

A grande vantagem dessa conexão é que, enquanto durar sua ligação telefônica, você vira um nó da Rede, sendo possível ter acesso a todos os recursos e serviços disponíveis. Você pode transferir arquivos diretamente para o seu computador e o mais importante, executar qualquer um dos clientes (programas que permitem utilizar serviços da Internet) com interface gráfica.

Conexões SLIP (Serial Line Internet Protocol) e PPP (Point to Point Protocol) utilizam modems (de pelo menos 14.4 kbps) para conectar um computador à Internet através de linha telefônica. O PPP é um protocolo mais novo e automaticamente solicita a retransmissão dos pacotes quando é detectado um erro, o que ocorre com frequência nas linhas telefônicas. Como SLIP não faz este tipo de controle, ele é mais rápido que o PPP mas não tão seguro.

No caso do seu provedor oferecer SLIP ou PPP, escolha PPP por se tratar de um protocolo mais confiável.


Introdução

o que é
importância
surgimento

Infra-estrutura

introdução
como funciona
cliente-servidor
como se ligar
quem controla

Serviços

e-mail
mailing list
newsgroup
world wide web
FTP
archie
gopher
telnet
IRC
ICQ / buddy list

Diversos

netiqueta
spam
 
E-mail para o Webmaster