Logo TecnoMack

E-mail

A comunicação eletrônica (e-mail) é fundamentalmente diferente da baseada em papel. Enviar bits eletronicamente é muito mais eficiente do que transportar átomos. Como a comunicação é uma necessidade inerente ao ser humano, o correio eletrônico é a aplicação mais utilizada na Internet. Via e-mail você pode enviar sons, imagens, vídeo ou qualquer tipo de arquivo.

Ao invés de enviar suas cartas pelo correio tradicional, elas serão enviadas via computador através da rede. As vantagens são óbvias: não há extravio, as mensagens chegam ao destinatário com maior rapidez, e a capacidade de difusão (broadcast) é maior. Uma mensagem enviada via correio eletrônico, do Brasil para a Austrália, pode chegar em segundos.

Assim como o correio tradicional necessita de um endereço completo para o envio de uma carta (snail mail address) , o e-mail precisa de um endereço eletrônico para que as mensagens cheguem a seus destinatários. Constituído através de uma lógica muito interessante, cada endereço eletrônico é único, fornecendo todas as informações necessárias para a troca de mensagens na Internet.

Para tornar tudo isto mais claro, vamos analisar o endereço derly@bmf.com.br .

Apesar de, a primeira vista, o endereço de e-mail ser algo muito complicado, na verdade ele é bastante lógico. Todo endereço é composto de três partes distintas :

1. O nome do usuário (normalmente escolhido pelo próprio);

2. O símbolo @ (arroba), que em inglês quer dizer "at", ou seja, "em";

3. O domínio do usuário, que é o endereço de seu provedor na internet. O domínio se divide em três partes também:

nome_do_provedor.caráter_do_provedor.país_do_provedor

Assim, o endereço de e-mail derly@bmf.com.br pode ser traduzido da seguinte forma: derly(usuário) @(localizado em) bmf(provedor) .com(provedor de caráter comercial).br(país de origem). O final .br indica apenas que o domínio foi registrado no Brasil ("br" é a sigla que identifica o Brasil na Internet), e não a localização física do servidor, como muitos pensam.

Este foi somente um exemplo, sendo utilizados diversos outros símbolos e siglas na composição de endereços. Na maior parte do mundo, a última sigla representa o país ao qual aquela máquina pertence. Alguns exemplos são: ca - Canadá, fr - França, it - Itália. Já nos EUA, os endereços não respeitam esse padrão, sendo utilizadas siglas que identificam os tipos de organizações.

As mais conhecidas e importantes são:

com

comercial

edu

educacional

gov

governamental

mil

militar

net

redes

org

organizacional

Quando há algum problema com a entrega de uma correspondência em um correio tradicional, a carta retorna ao remetente, contendo informações sobre o motivo pelo qual não foi entregue. Pois bem, com o e-mail, tudo acontece da mesma forma. Quando um endereço de correio eletrônico possui uma incorreção, nome do usuário ou domínio errados, essa mensagem retorna para caixa de mensagens (mailbox) do remetente, com a informação do motivo da devolução.

Descobrir o endereço eletrônico de um amigo não é uma coisa muito simples. Por incrível que pareça, a maneira mais rápida e eficiente ainda é pegar o telefone e perguntar a ele. Dentro da Internet existem várias maneiras de se fazer uma pesquisa deste tipo, entretanto as listas disponíveis são incompletas, não existindo um diretório central dos endereços de e-mail na rede.

Outro fator importante é que os endereços de e-mail são usualmente escritos com letras minúsculas, apesar de já surgirem endereços que contém maiúsculas, mas isso só causa transtornos na hora de divulgação, pois fogem totalmente do padrão que existiu até hoje.


Introdução

o que é
importância
surgimento

Infra-estrutura

introdução
como funciona
cliente-servidor
como se ligar
quem controla

Serviços

e-mail
mailing list
newsgroup
world wide web
FTP
archie
gopher
telnet
IRC
ICQ / buddy list

Diversos

netiqueta
spam
 
E-mail para o Webmaster