TELNET (Protocolo de Terminal Virtual) é o protocolo Internet para estabelecer a conexão entre computadores. Através dessa conexão remota, pode-se executar programas e comandos em outra máquina. Uma vez feita a conexão, tudo funciona como se você estivesse sentado na frente daquele computador, não importa se ele está no outro lado da rua ou do mundo.
Em alguns casos o acesso é livre, em outros, você precisará de uma conta e uma senha na máquina que deseja acessar.
O visual de uma conexão via Telnet é semelhante ao que se tem em BBS's de interface Dos, e a operação do computador remoto se dá da mesma forma, ou seja, através de uma linha de comandos Unix ou a partir de um menu de comandos disponíveis que sempre se apresenta em algum lugar da tela (esta última forma é a mais comum em servidores que permitem acesso público).
Telnet pode ser usado para a pesquisa de informações e transferência de arquivos - tudo depende do que o computador ao qual você está conectado permitir que você faça. Ele também é muito usado por operadores de sistemas (Sysop's) a fim de fazer algum tipo de manutenção.
Vejamos um exemplo do uso de Telnet. Imagine que uma pessoa possua conta em vários provedores, sendo que um destes está localizado próximo a ele, enquanto outros estão bem distantes - um na Califórnia, outro na Austrália, etc.
Suponha que o usuário deseja acessar sua conta na Austrália. Para isto ele fará uma ligação local para o provedor próximo a ele e então utilizará o Telnet para conectar-se ao provedor australiano. Na verdade ele estará pagando uma ligação local para acessar uma máquina do outro lado do mundo.
O Telnet também é utilizado para acessar servidores Archie, para jogos on-line, e para acessar BBS ligados a Internet.
|