|
Backup
|
|
Backup Geral
|
|
Backup Eletivo
|
BACKUP
Podemos fazer "becapes" gerais, de toda a estrutura e conteúdo do "Centro de Mensagens" ou "becapes" eletivos, tais como somente do "Addressbook", dos "Filtros", do "Dicionário do Usuário", das "Mensagens" arquivadas, ou de qualquer combinação desejada desses "modos".
Claro que é plenamente possível também fazermos "becapes" eletivos por categorias de mensagens, bastando para tal selecionarmos apenas os arquivos que contém as desejadas.
Contudo, para que se obtenha "becapes" realmente otimizados, quando se pretende fazer "becapes" gerais do "Centro de Mensagens" ou mesmo somente dos arquivos de mensagens, é bastante recomendável que se mantenha uma "MailBox" bem organizada e sobretudo "saneada". Isso quer dizer que as mensagens devem estar arquivadas em pastas apropriadas, deletadas aquelas sem utilidade, esvaziada a pasta "Trash" e principalmente comprimidas todas as pastas do "Centro de Mensagens".
Lembramos que, se por qualquer razão, não desejarmos esvaziar o "Trash", ele pode atingir dimensões que tornam lentas as pesquisas, mesmo aquelas automatizadas pelo comando "Editar > Pesquisar Mensagens". Nessa hipótese, eventualmente convém simplesmente comprimir a pasta "Trash", "becapea-la" ou simplesmente copiá-la em separado, em outro lugar que não dentro do subdiretório MAIL, reservando-a, assim, para futuras prováveis pesquisas e, logo em seguida, acionar o comando "Arquivo > Esvaziar Lixeira".
Ainda relativamente ao "Trash", outra possibilidade mais eletiva ainda é abrir a pasta "Trash" no "Centro de Mensagens" e deletar as mensagens nela contida através da seleção individual das mensagens pelos seus cabeçalhos exibidos. Alertamos que as mensagens deletadas dentro da pasta "Trash" tornam-se irrecuperáveis pois esse procedimento equivale a esvaziar parcialmente a lixeira. Depois disso, podemos comprimir a pasta "Trash", mantendo-a para Backup juntamente com os demais arquivos de mensagens, ou adotarmos o procedimento aventado no parágrafo precedente.
ESQUEMA 05 - Backup Geral
Se desejamos fazer um Backup geral de toda a estrutura do "Centro de Mensagens" não podemos nos esquecer de dois importantes aspectos:
1º ) - Incluir no Backup o importante arquivo Abook.nab (o qual contém o "Addressbook") e que está dentro no "profile", porém um nível acima do subdiretório "MAIL", portanto "pendurado" diretamente no subdiretório "Meu"profile"" ( este assim denominado no nosso exemplo), e
2º ) - Se "becapearmos" integralmente o subdiretório MAIL estaremos becapeando também uma provavelmente grande quantidade de outros arquivos indesejáveis, porque dispensáveis para esse fim, à exemplo de todos aqueles com extensão ".snm" e até mesmo um "Mailfilt.log" de grandes dimensões.
Claro que existem meios racionais de evitar o indesejável contido no item 2º acima, o que pode ser feito, alternativamente:
a) - mediante uma cuidadosa configuração de um modelo de Backup, utilizando para tal o próprio utilitário de Backup do Windows, da Norton ou qualquer outro de boa qualidade, elegendo individualmente cada arquivo que deverá ser "becapeado". Mesmo que salvemos esse "modelo" no utilitário empregado, é recomendável revisá-lo previamente a cada execução, eis que geralmente a estrutura do "Centro de mensagens" é muito dinâmica, ao sabor das quase sempre freqüentes alterações e reorganizações procedidas pela maioria dos usuários, ou
b) - empregando um programa especialmente desenvolvido para esse fim, o qual poderá ser até mesmo um "arquivo de lote", desde que tenha recursos excludentes dos arquivos indesejados.
ESQUEMA 06 - Backup Eletivo
O Backup dos componentes do "Centro de mensagens", quanto mais eletivo mais fácilmente será realizado . Por exemplo:
Backup do "Livro de endereços (Addressbook)":
Arquivo Abook.nab
Backup dos "Filtros de Mensagens":
Arquivo Rules.dat
Backup do "Dicionário do Usuário":
Arquivo Custom.dic
Backup somente das "Mensagens" arquivadas:
Arquivos *sem extensão*
Para um procedimento automatizado desses tipos de "becapes", recomenda-se o emprego do próprio utilitário do Windows ou de outro de boa qualidade, como o da Norton. Cosiderando-se, entretanto, certas peculiaridades, é recomendável o emprego de um eficiente "arquivo de lote" especialmente desenvolvido para esse fim.
Embora raramente, alguns usuários do Messenger, digamos mais "profissionais", (a exemplo do que ocorre com um dos co-autores deste ensaio), necessitam "becapear" somente a *estrutura vazia das pastas do "Centro de mensagens"*, ou seja somente da estrutura das pastas vazias. Para tal, só há uma forma de se fazer: previamente esvaziar todas as pastas e, em seguida "becapear" todos os subdiretórios com extensão ".SBD" e os arquivos "sem extensão".
Muitos usuários costumam usar o Messenger com vários "profiles", geralmente cada um deles para acessar uma determinada conta de mail. Alguns desses usários precisam usar o mesmo "Addressbook" em mais de um desses profiles.
A equalização desses "Addressbooks" pode ser automatizada. Vamos exemplificar tomando o nosso "profile" que denominamos "MeuProfile" e imaginando que exista um outro profile denominado "OutroProfile".
Para automatizar essa cópia, bastaria incluir no seu arquivo Autoexec.bat a seguinte linha:
xcopy32 drive:\Netscape\Users\MeuProfile\abook.nab drive:\Netscape\Users\OutroProfile\ /d /y /v
(no exemplo supra a linha de comando ficou "quebrada" em duas, apenas por questão de formatação deste texto, mas no autoexec.bat todo o comando deve ficar numa única linha.)
A seguir, um esclarecimento sobre os parâmetros utilizados no comando 2copy32 supra:
/d de "date", tem função de "update", ou seja, só efetua a cópia se o arquivo preexistente no destino houver sido gerado em data ou hora mais antiga que o arquivo de origem.
/y de "yes", tem a função de confirmar eventuais decisões impostas pelo xcopy32.
/v de "verify", tem a função de verificar, após efetuada a cópia, se o arquivo de destino ficou exatamente igual ao arquivo de origem.
É claro que se o usuário quiser copiar o "Addressbook" contido no "MeuProfile" para outros "profiles" além daquele denominado "OutroProfile", bastará repetir a linha de comando para tantos profiles para quantos o queira.
Dessa forma, toda vez que o usário reiniciar o computador (não o Windows), automáticamente o "Addressbook" de origem será copiado para os determinados "Addressbooks" de destino.
Respeitanto específicas conveniências de certos usuários, mencionamos que outra forma de automatizar essa tarefa, seria criar um "arquivo de lote" abaixo exemplificado, o qual chamaremos de copyabok.bat
@echo off
xcopy32 D:\Netscape\Users\MeuProfile\abook.nab D:\Netscape\Users\OutroProfile\ /d /y /v
xcopy32 D:\Netscape\Users\MeuProfile\abook.nab D:\Netscape\Users\OutroProfile\ /d /y /v
xcopy32 D:\Netscape\Users\MeuProfile\abook.nab D:\Netscape\Users\MaisOutroProfile\ /d /y /v
end
Uma das formas de automatizar a execução desse "batch" seria criar um "atalho" para ele, por exemplo dentro do próprio diretório onde esteja o copybok.bat, e agendar a execução desse atalho no "Agente do Sistema". Lembramos da conveniência de assinalar "Fechar ao Sair" nas propriedades desse atalho.
|