Logo TecnoMack

Netscape Messenger

| Estrutura do Centro de Mensagens |
| Árvore de diretórios e arquivos |
| Descrição de diretórios e arquivos |
| Arquivos de gerenciamento e controle |

ESQUEMA 01 - Estrutura do Centro de Mensagens

Inbox
  Amigos
    Luis
    Renato
  Listas
    ICQ Brasil
    Win95 ADM
  Negócios
    Clientes
    Representantes
Unsent Messages
Drafts
Sent
  Amigos
    Luis
    Renato
Trash
Follow-Up
  A Fazer
  A Responder
  A Visitar Internet
  Aguardando Resposta
Outbox

Nesse exemplo, vamos criar "Filtros de Mensagens" para todas as "pastas filhas" das pastas "Amigos" e "Listas", portanto para as pastas , "Renato", "ICQ Brasil" e "WIN95 ADM", que são "pastas netas" da pasta "Inbox". Com isso, vamos fazer com que as mensagens recebidas dos amigos Luiz e Renato, bem como as recebidas das Listas ICQ Brasil e Win95 ADM sejam automaticamente arquivadas nas suas respectivas pastas.

Outras mensagens que não originadas desses nomeados remetentes, continuarão sendo recebidas e arquivadas na própria "pasta mãe" "Inbox", na forma "default" do Messenger. Essas mensagens poderão ser movimentadas para outros destinos, a exemplo de levá-las para alguma pasta dos grupos "Follow-up" ou "Negócios", usando o método de "arrastar e soltar".

Agora vamos lá para o Explorer, para a árvore de diretórios, em: "drive"\Netscape\Communicator\Users\Meu"profile"\Mail:

Lá, nós teremos a seguinte estrutura de subdiretórios e arquivos (Citaremos apenas aqueles correlatos ao nosso exemplo e necessários à compreensão deste ensaio, inclusive alguns que não são exatamente das pastas da nossa "Mailbox" e sim arquivos "vitais" ao seu gerenciamento). Para facilitar o entendimento, escreveremos os nomes dos sub-diretórios sempre em letras maiúsculas e em negrito e os nomes dos arquivos em letras minúsculas. Ademais, o alinhamento esquerdo da arvore abaixo obedece a estrutura de níveis hierárquicos de diretórios e arquivos:

ESQUEMA 02 - árvore de diretórios e arquivos

MEU "PROFILE"
  Abook.nab
  MAIL
    Custom.dic
    Mailfilt.log
    Rules.dat
    INBOX.SBD
    Inbox
       AMIGOS.SBD
       Amigos
          Luis
          Renato
       LISTAS.SBD
       Listas
          ICQ Brasil
          WIN95 Adm
       NEGÓCIOS.SBD
       Negócios
          Clientes
          Representantes
    Unsente Mensagens
    Drafts
    SENT.SBD
    Sent
       AMIGOS.SBD
          Luis
          Renato
    Trash
    FOLLOW-UP.SBD
    Follow-up
       A Fazer
       A Responder
       A Visitar Internet
       Aguardando Resposta
    Outbox

Vamos frisar desde logo que os arquivos Abook.nab, Custom.dic, Mailfilt.log e Rules.dat, os quais aparecem na árvore acima, não representam nenhuma das pastas do nosso "Centro de Mensagens" e falaremos sobre eles mais adiante.

ESQUEMA 03 - Descrição de subdiretórios e arquivos

SUBDIRETÓRIOS:

Dentro do "Meu"profile"" o principal subdiretório que diz respeito ao "Centro de Mensagens" é o subdiretório "MAIL". Inseridos nele estão todos os demais subdiretórios que são as "pastas mães" e os arquivos que são as pastas finais onde verdadeiramente ficam as mensagens.

Assim, cada "pasta mãe" do nosso "Centro de Mensagens" gera um subdiretório com extensão ".sbd". É isto mesmo! Subdiretórios com extensão .sbd !

Por isso, todas as nossas "pastas mães" (vide ESQUEMA 02):

INBOX, AMIGOS, LISTAS, NEGÓCIOS, SENT, AMIGOS e FOLLOW-UP

Geraram subdiretórios (vide ESQUEMA 03):

INBOX.SBD, AMIGOS.SBD, LISTAS.SBD, NEGÓCIOS.SBD, SENT.SBD, AMIGOS.SBD e FOLLOW-UP.SBD.

E' bom ressaltar que esses subdiretórios nunca contêm mensagens dentro deles em si mesmos, pois eles são apenas subdiretórios e não arquivos. Assim, se decidirmos arquivar uma mensagem dentro de uma "pasta mãe" (por exemplo, se resolvermos arquivar uma mensagem dentro da pasta mãe "AMIGOS" e não dentro de uma das suas "pastas filhas"), automaticamente o Messenger cria um arquivo sem extensão (como veremos adiante), denominado "Amigos" e arquiva a tal mensagem dentro dele.

ARQUIVOS DE MENSAGENS

Para cada pasta final, onde realmente ficam arquivadas as mensagens, o Messenger cria automaticamente um arquivo em formato texto simples, sem extensão (Isto mesmo! A Netscape usou esse critério invertido: os subdiretórios possuem extensão ".sbd" e os arquivos que contêm as mensagens não possuem extensão!).

Por isso, todas as "pastas finais" do nosso "Centro de Mensagens" (vide ESQUEMA 02),

Inbox, Amigos, Luis, Renato, Listas, ICQ Brasil, WIN95 ADM, Negócios, Clientes, Representantes, Unsente Mensagens, Drafts, Sent, Luis, Renato, Trash, Follow-up, A Fazer, A Responder, A Visitar Internet, Aguardando Resposta e Outbox,

geraram arquivos sem extensão denominados (vide ESQUEMA 03),

Inbox, Amigos, Luis, Renato, Listas, ICQ Brasil, WIN95 ADM, Negócios, Clientes, Representantes, Unsente Mensagens, Drafts, Sent, Luis, Renato, Trash, Follow-up, A Fazer, A Responder, A Visitar Internet, Aguardando Resposta e Outbox

e nesses arquivos ficarão realmente arquivadas todas as mensagens contidas naquelas "pastas finais", todas completas, com cabeçalhos e texto.

Esses arquivos podem ser abertos e editados, inclusive copiados total ou parcialmente.

Caso usemos também outros leitores de correio eletrônico, podemos ler, responder e organizar as mensagens daqueles outros no Messenger ou vice-versa. O Messenger é habilitado para lidar com quaisquer pacotes de mensagens formatado no padrão RFC822/RFC1521.

Por exemplo, se enventualmente baixarmos mensagens usando o Eudora, (naquele mailer as mensagens são armazenadas em arquivos de extensão ".mbx") e quisermos transportá-la para a sua "Mailbox" do Messenger, podemos fazer isso facilmente. Basta abrir o arquivo do Eudora num editor de texto (preferencialmente um do tipo do Notepad), copiar as mensagens que nos interessem, abrirmos o arquivo sem extensão do Messenger no qual queremos colocar a mensagem, nele "colarmos" as tais mensagens, salvarmos e fecharmos. Quando abrirmos o nosso "Centro de Mensagens" do Messenger, ele reconhecerá as mensagens coladas como "novas", portanto como "não lidas".

Outra coisa que pode tranqüilamente ser feita é usar um arquivo texto de mensagens gerado por outro mail client, um ".mbx" do Eudora, por exemplo, e simplesmente copiá-lo inteiro para o subdiretório MAIL do "profile" desejado do Messenger e, logo em seguida, renomeá-lo, deixando-o inclusive sem extensão. Como copiar o arquivo "Inbox.mbx" do Eudora para o Messenger e simplesmente renomeá-lo "InboxEud" (assim, sem extensão). Quando abrirmos o "Centro de Mensagens" do Messenger ele reconhecerá essa pasta e todas as mensagens nela contidas como não lidas.

Para bem exemplificar os procedimentos automáticos do Messenger para a criação de subdiretórios e arquivos de mensagens, vale esclarecer que se deletarmos qualquer pasta do nosso "Centro de Mensagens", essa pasta deletada será automaticamente enviada para o "Trash", tenha ela ou não conteúdo. Vale dizer que se deletarmos uma "pasta mãe" estaremos enviando para o "Trash" não somente a tal pasta mãe, mas também todas as "pastas filhas" e suas respectivas mensagens. Isso ocorrendo, o Messenger criará automaticamente um subdiretório TRASH.SBD e tantos "subdiretórios e arquivos filhos e netos" quantas fossem as "pastas filhas e netas" havidas na pasta mãe deletada.

No "ESQUEMA 04" seguinte, discorremos sobre os outros importantes arquivos listados no "ESQUEMA 02 - Arvore de Diretórios e Arquivos" e ainda não descritos no "ESQUEMA 03" porque não são diretamente relacionados com a estrutura do "Centro de Mensagens" e sim com o gerenciamento e controle dele.

ESQUEMA 04 - Arquivos de Gerenciamento e Controle

Abook.nab

Este é um arquivo binário no qual estará contido todo o "addressbook" do nosso "profile" "Meu"profile"".

Assim, nele estará contido todo o nosso "Livro de Endereços", com todos os "Cartões de Endereços" individuais e todos os "Cartões de Listas" que contem um grupo de endereços (listas de circulação).

Devemos ressaltar a importância desse arquivo dos seus endereços eletrônicos, pois nele estarão armazenados todos os de seus contatos e, por isso, é fundamental que ele seja "becapeado".

Custom.dic

Este é um arquivo em texto simples que contém as palavras incluidas no nosso "dicionário pessoal" através da ferramenta "Verificar Ortografia", também perfeitamente editável.

No nosso entender, convém fazer backups regulares desse arquivo.

Mailfilt.log

Este também é um arquivo texto onde o Messenger grava todas as ações tomadas pelos "Filtros de Mensagens", desde que, pra tal, acione o comando "Editar > Filtros de Mensagens" e na janela "Filtros de Mensagens" assinale a opção "Registrar a Utilização do Filtro".

Convém lembrar que se tivermos muitos filtros e uma grande quantidade de mensagens recebidas, esse arquivo poderá crescer demasiadamente. Para editá-lo e até mesmo esvaziá-lo podemos acessá-lo clicando no botão "Exibir Registro" existente na mesma janela "Filtros de Mensagens", hipótese em que ele será aberto numa janela do Netscape, ou, para tal, utilizando qualquer editor de textos.

Esse arquivo tem utilidade, por exemplo, quando usamos uma grande e complexa estrutura de pastas da "Caixa de Correio", com muitos filtros ativos, e desejamos examinar quais as ultimas mensagens recebidas.

Não vemos razão para "becapearmos" esse arquivo.

Rules.dat

Trata-se de outro importante arquivo em formato de texto simples que contém exatamente as definições e comandos dos nossos "Filtros de Mensagens".

Embora editável mediante sua abertura em qualquer editor de textos, recomendamos que isso seja feito através do comando "Editar > Filtros de Mensagens", nela acionando o botão "Editar..." e fazendo-se as alterações desejadas na janela "Editar Filtros de Mensagens".

Aos que usam filtros, recomendamos efetuar freqüentes backups desse arquivo pois a sua perda pode resultar em muito retrabalho.

Outros Arquivos

Dentro do subdiretório MAIL existem outros arquivos os quais deixamos de descrever porque não teriam relação significativa com o escopo e objetivo deste ensaio.


Netscape Messenger

Estrutura básica
Estrutura avançada
Backup
Filtros
 
E-mail para o Webmaster