Logo TecnoMack

Internet Time

Imagine a cena: você marcou uma reunião com seu gerente, que está em Chicago, às 14 horas, já confirmou sua presença em um chat com aquela sua paquera nipônica às 2 da madrugada e além disso vai jogar um quakezinho com um amigo de Londres, às 17 horas. Aparentemente nada de errado, mas se os horários escolhidos forem os dos respectivos países, você vai ter problemas: você acaba de marcar 3 compromissos exatamente na mesma hora.

Isso acontece, você sabe, por causa dos fusos horários. Atualmente todos os horários mundiais são baseados no Greenwich Mean Time (GMT), e para cada fuso horário existente, são adicionadas ou subtraídas algumas horas.

A proposta da Swatch é exatamente a extinção desses fusos horários, e a adoção de um horário mundial. Dessa forma, tanto faz onde você esteja, será sempre a mesma hora, tanto no Brasil como na Austrália, tanto na Zâmbia quanto no Alaska. Também não importa se é dia ou noite: o horário é sempre o mesmo.

O novo sistema proposto pela Swatch divide o dia em 1.000 partes iguais, chamadas de beats. Fazendo as contas, temos que cada beat tem aproximadamente 1 minuto e 26,4 segundos. Para identificar a nova unidade de medida foi adotada a arroba (os horários são escritos como @361, por exemplo). Como seria necessário um referencial para o novo horário, a Swatch então criou o Biel Mean Time (BMT), na cidade suíça de Biel, sede da Swatch.

Egocêntrica ou não, até que a idéia é interessante (só resta agora saber se vai "pegar").

Para saber mais sobre o beat, dê uma passadinha na página da Swatch. Lá você pode encontrar conversores para colocar em seu desktop, na sua homepage (como nós fizemos) ou até mesmo para seu Palm Pilot !

Fonte:
Swatch
Internet.br


Programação

Java

-O Mito Java
 

Internet

-Voz sobre IP
 

Curiosidades

-Internet Time
 
E-mail para o Webmaster